quarta-feira, novembro 16, 2011

Relato da Experiência do Grupo na Construção do Blog!

A elaboração do Blog de Hidroginástica se deu a partir de um trabalho conjunto, executado pela equipe compostas pelos alunos: Aná Érika, João Antônio, Rafaela Costa, Géssica, Jaqueane Muniz e Carlos dos Santos.

As atividades realizadas abrangeram a escolha de textos, imagens, vídeos e artigos sobre Hidroginástica, além disso o grupo buscou-se manter "conectado" para a atualização de informações importantes aos conteúdos relacionados com o tema do blog, assim como também, formentar a importância das atividades físicas à saúde das pessoas.

Vale ressaltar que com a construção deste blog aprofundamos cada vez mais os nossos conhecimentos em relação as novas  tecnologias  que vem crescendo no decorrer dos anos, por isso devemos incorporar e se adequar a tal evolução para quando estivermos inseridos no nosso ambiente de trabalho possamos utilizar esta ferramenta como apoio em nossas aulas.

terça-feira, novembro 15, 2011

Materiais/Vestimenta/Equipamentos para a Hidroginástica

  • Steps: parecidos com os que são utilizados fora da água, trabalha exercício de perna.
  • Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
  • Luvas: podem ser de material plástico, lycra ou neoprene. Aumentam resistência na água e dobram o esforço durante as aulas.
  • Tornozeleiras: são utilizadas nas pernas, mais especificamente nos tornozelos. Aumentam a resistência na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.
  • Noodles (cobrinha ou macarrão): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É utilizado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados, para pernas e glúteo.
  • Acquajogger: colete feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
  • Aquafins: deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos para trabalhar resistência. A força deve ser focada na musculatura em que se quer trabalhar. Tonifica os músculos mais rapidamente.
Fonte: www.corpoperfeito.com.br

Aulão de Hidroginástica


Fonte: www.youtube.com

Entendendo um pouco mais sobre a Hidroginástica

- Riscos/ Cuidados da Hidroginástica
  •  Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema;
  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a aguá no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90% . Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares;
  • Quanto mais baico o nível da água, maior será o impacto.
- Principais Grupamentos Musculares Trabalhados na Hidroginástica
  • Glúteos;
  • Braços;
  • Pernas;
  • Abdômen;
  • Costas.
- Dicas para um Melhor Rendimento Físico na Hidroginástica
  • Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma frequência entre 70% e 85% da sua capacidade total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a frequência cardíaca entre 55% e 70%;
  • Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie;
  • Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.
Fonte: www.corpoperfeito.com.br

Curiosidade!


Hidroginástica Emagrece???


É claro, vai depender da intensidade e da regularidade dos exercícios somado ainda com a motivação e empenho do praticante. Vale ressaltar que uma pessoa perde em média 250 a 400kcal com a prática  da Hidroginástica.

Efeitos de um Programa de Hidroginástica Intervalada sobre a Composição Corporal, Força e Expansabilidade Toráxica de Mulheres entre 18 e 39 anos

RESUMO
    A atividade física exerce um papel fundamental para a promoção da saúde e, especialmente, para o equilíbrio da composição corporal de um indivíduo, sendo fator essencial no controle da obesidade, doença que hoje representa um problema de saúde pública mundial.Objetivos: Este estudo visa investigar se um programa intervalado de alta intensidade em Hidroginástica é efetivo para reduzir o percentual de gordura corporal em mulheres e qual a sua influência sobre a força muscular e capacidade de expansão do tórax das mesmas. Metodologia: 25 mulheres de 18 a 39 anos foram submetidas a um treinamento de Hidroginástica intervalada, 3x semana, durante 12 semanas. Resultados: Houve redução de 4,5% (± 2,7) na média de gordura corporal (p < 0,001) de todas as participantes após o estudo. Quanto á expansibilidade torácica, o grupo que antes apresentou uma média de 3,7 cm de diâmetro do tórax (± 0,9), após as 12 semanas de treinamento teve uma média de 5,9 cm (± 1,4), resultando em 61% de aumento nesta medida. Houve ainda um aumento da força muscular evidenciado pelo incremento de 25% no número de repetições de flexões de tronco 28,1% no número de flexões de cotovelo. 

Autora: 
Linda Denise Fernandes Moreira
Escola Paulista de Medicina- UNIFESP- São Paulo-SP
Universidade Católica de Goiás - UCG - Goiânia-Goiás.
Departamento de Educação Física e Desportos da UCG 

sábado, novembro 12, 2011

Artigo: A Hidroginástica na Terceira Idade

Resumo
     Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o grupo etário de 60 anos ou mais é o que apresenta maior crescimento populacional. Estima-se que, em 2025, haverá mais de 30 milhões de idosos no Brasil. Em função dessa longevidade, profissionais da saúde estão procurando, cada vez mais, formas de manter a qualidade de vida desta população. Este estudo tem por objetivo verificar o principal motivo que leva pessoas idosas a praticarem hidroginástica no projeto Atividade Física para a Terceira Idade da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e o efeito dessa prática no cotidiano para poder atender aos anseios mais significativos das mesmas, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida. A amostra foi composta por sessenta indivíduos do sexo feminino, com média de idade igual a 67,08 anos (s +- 5,68),, participantes do projeto. As idosas foram entrevistadas individualmente no próprio local da hidroginástica, numa sala ao lado da piscina. Os dados coletados foram analisados através da estatística descritiva e os resultados demonstraram que 74% optaram pela hidroginástica por motivos relacionados à saúde e 93,3% acredita sentir-se melhor após seis meses de prática das atividades. Nenhum caso de insatisfação foi relatado. Foi possível contatar que a hidroginástica é benéfica para a saúde tanto mental quanto física dos idosos que a praticam.


Autores:
-  Silvia Teixeira de Pinho - Acadêmica do Curso de Educação Física - UFP
- Daniel Medeiros Alves - Especialista do Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Londrina
-  José Francisco Gomes Schild - Prof. Dr. e Diretos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas
-  Mariângela da Rosa Afonso - Prof. Dra. e Vice- Diretora da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas


Fonte: http://efdeportes.com/efd102/hidro.htm

sexta-feira, novembro 11, 2011

Vídeo com Dicas e Benefícios da Hidroginástica





Fonte: www.youtube.com

Benefícios da Hidroginástica

Benefícios para a forma física
A prática da hidroginástica te ajuda a obter força e tonificar os músculos como um todo. A hidroginástica oferece um aumento considerável na flexibilidade. A atividade também ajuda a queimar bastantes calorias, te ajudando a emagrecer. Além de ser uma ótima opção para quem quer perder calorias sem suar.

Benefícios para atletas
É uma ótima opção para a manutenção do condicionamento físico em atletas que estão impossibilitados de realizar seus treinos normalmente em virtude lesões. Ela também ajuda a não deixar o atleta sem atividade física além de diminuir o impacto nas articulações.

Benefícios para saúde
São muitos os benefícios para a saúde com a prática da atividade: melhora no sistema cardiorrespiratório, diminuição do estresse, redução do colesterol, equilíbrio na pressão arterial, estimula a circulação e a digestão, entre tantos outros benefícios. 

Fonte: www.corpoperfeito.com.br

Fases da Aula de Hidroginástica

Todas as aulas se iniciam com um aquecimento da musculatura e elevação do batimento cardíaco. É importante dizer que essa parte pode incluir também alongamento. 
No entanto, é a segunda parte da aula (também chamada de parte principal) que se constitui do corpo essencial da prática: aqui é trabalhado especificamente o objetivo a ser atingido, que pode ser aumento da capacidade cardiorrespiratória, se a atividade for realizada em intensidade moderada e de modo ininterrupto, ou então de fortalecimento muscular localizado. Para que as partes do corpo sejam exercitadas de modo local, é muito comum o uso de equipamentos para ampliar a resistência que a água proporciona ao movimento. 
Ao final da aula, é necessária uma atividade de relaxamento, para que os batimentos cardíacos voltem ao estado inicial, e é muito comum que atividades de alongamento sejam associadas à volta à calma. Essa última parte da aula não demora mais de dez minutos, se pensarmos em uma aula-padrão com cinquenta minutos de duração.

Fonte: Google

Exercícios das Aulas de Hidroginástica



Fonte: Google

História da Hidroginástica!


A hidroginástica é um tipo de atividade física que virou moda na década de 1980 e, desde então, vem ganhando público continuamente. Em linhas gerais, sua prática consiste de uma atividade corporal contínua em ambiente aquático. E esse é o diferencial da hidroginástica: o uso do ambiente aquático tanto para dar resistência aos movimentos, tornando os exercícios mais eficazes, quanto para proteger as articulações dos impactos que seriam causados pelos mesmos exercícios se fossem executados em outro ambiente.
Uma aula de hidroginástica é feita geralmente em piscinas (mas nada impede que possa ser realizada em lagos ou no mar), de modo que a água atinja até a altura do ombro do praticante. Isso é importante por dois motivos: o primeiro é que a água nessa altura permite uma maior eficiência em exercícios localizados para os membros superiores; o segundo é que possibilita a permanência das pessoas bem apoiadas sobre os seus pés na piscina, posição ideal para não danificar a coluna lombar, ao mesmo tempo em que também permite o acesso à prática de pessoas que não sabem nadar.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora do Brasil Escola
Graduada em educação Física pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
Doutorada em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP